Dois casos recentes em SP levaram pais a discutir como tratar o tema com os adolescentes, onde procurar ajuda e como prevenir.
Por Ana Carolina Moreno, Carolina Dantas e Monique Oliveira, G1
27/04/2018
Dois casos de suicídio que aconteceram neste mês entre alunos de um mesmo colégio particular de São Paulo ganharam destaque, levando muitos pais e professores a se questionarem sobre como lidar com o tema: há questões especiais às quais é preciso estar atento, já que adolescentes enfrentam dilemas próprios relacionados ao amadurecimento e ao futuro?
O G1 buscou estatísticas oficiais, ouviu especialistas de diversas áreas e pais de jovens que tiraram a própria vida para tentar traçar um panorama sobre o que a ciência sabe sobre o tema, como prevenir e qual o nível de risco quando o foco são os adolescentes.
Números de suicídios no Brasil: 10.575 casos em 2016.
Adolescentes: faixa etária tem dilemas específicos aos quais os pais devem ficar ligados.
O que se sabe sobre as relações entre transtornos mentais e as causas dos suicídios.
Reação das escolas após mortes em SP indica caminhos para lidar com o tema.
No Brasil, em 2016, foram registrados 845 suicídios de adolescentes – o número foi 0,7% menor que em 2015 e representa 8% dos casos de suicídio no país, que naquele ano ficaram em 10.575.
Apesar dos números, a prevenção do suicídio avança. Na década de 1980, estudo nos EUA afirmavam que essas mortes poderiam ocorrer por imitação. E esse trabalho reforçou a ideia de que "não podemos falar sobre o assunto". Mais de 30 anos depois, a Organização Mundial da Saúde vai na direção contrária, dizendo que, sim, precisamos conversar sobre o suicídio.
"Não é proibido falar, só não podemos falar de forma errada. Não podemos glamourizar, nem ensinar técnicas", diz o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL).
OS DILEMAS DA IDADE
Se por um lado os adolescentes não são os que mais se matam, por outro a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o suicídio como a segunda maior causa de mortes nessa época da vida.
Na cabeça de pais e educadores surgem as dúvidas: redes e universo digital, cobranças em casa e na escola, álcool, drogas, bullying... Não existe um motivo em comum entre todos os casos, mas a maioria deles está ligada de alguma forma a transtornos mentais, como a depressão. Vale lembrar que nem sempre a causa do transtorno é um problema de desequilíbrio químico – a saúde mental de uma pessoa pode ser afetada, por exemplo, pelo consumo excessivo de substâncias como álcool e drogas. Esse fator afeta todas as faixas etárias, mas entre os adolescentes ele ocorre em cenários específicos.
De acordo com o psiquiatra Elton Kanomata, do hospital Albert Einstein, um primeiro ponto da diferença entre os adolescentes e outras faixas etárias é que eles ainda estão concluindo seu desenvolvimento cerebral.
O psiquiatra Antônio Geraldo da Silva corrobora a tese e vai além, lembrando que o cérebro está em formação até os 22 ou 23 anos de idade.
“Nós estamos expondo esses cérebros em formação a vários tipos de estressores. (...) Isso leva à predisposição do aparecimento de doenças mentais, como a depressão”, diz.
Álcool e drogas
Referência na área, um estudo dos cientistas José Manoel Bertolote e Alexandra Fleischmann publicado há mais de 15 anos no periódico científico "World Psychiatry", do Associação Mundial de Psiquiatria, até hoje é citado por especialistas – incluindo os entrevistados pelo G1.
Os pesquisadores analisaram os dados de 15 mil pessoas que se mataram em todo o mundo, entre 1959 e 2001. A conclusão: o maior percentual dos casos estava ligado à depressão (35,8%) e, em segundo lugar, estavam os transtornos decorrentes do abuso de substâncias lícitas, como o álcool e o cigarro, e também das ilícitas.
Em um cérebro totalmente desenvolvido, o excesso dessas substâncias já contribui de uma maneira negativa, de acordo com os psiquiatras. No caso dos adolescentes, pode ser ainda pior. É um dos motivos para a proibição da venda pela indústria nesta faixa etária.
“O uso de substâncias é o segundo fator que mais contribui para o suicídio, tanto por uma questão da alteração de humor devido ao uso, tanto quanto pelo uso agudo que, às vezes, podem levar a uma psicose induzida”, disse Kanomata.
Há, ainda, a suspeita de que alguns antidepressivos possam influenciar o "impulso" suicida. Não há um consenso entre especialistas, mas as bulas da maioria dos medicamentos trazem a informação de que "casos isolados de ideação e comportamentos suicidas foram relatados durante o tratamento".
Segundo Kanomata, é preciso confirmar se esses casos isolados devido ao consumo de antidepressivos tinham uma causa direta: tomou remédio e teve uma reação adversa que trouxe o impulso suicida.
Há também outra hipótese: a ação antidepressiva, de melhorar o humor, leva de duas a quatro semanas para ter efeito na maioria dos remédios, segundo os psiquiatras. Enquanto isso, a melhoria da parte física, do vigor do paciente, já ocorre pouco tempo após as primeiras doses.
É neste momento de recuperação do vigor físico, mas não da saúde mental, que os médicos avaliam que pode ocorrer a tentativa de suicídio. Por isso, é necessário um acompanhamento de perto, além de tratamento psicoterápico constante na fase em que o remédio ainda não começou a agir totalmente.
Proteção e bolha
Mário Corso, psicanalista de Porto Alegre, concorda que o problema do suicídio na adolescência é composto de muitos fatores e diz que, além dos itens já bastante mencionados, como a formação do cérebro, o momento da vida de aprender a viver sem os pais, da pressão por definir uma carreira e dos hormônios típicos dessa faixa etária, o contexto dessa atual geração de jovens também deve ser levado em conta.
“É na adolescência que o sujeito se dá conta do mundo onde ele vive. Como a infância é cada vez mais protegida, é uma grande bolha, existe um degrau muito alto entre a saída da infância e a chegada no mundo adulto, que acontece na adolescência. ”
Segundo Corso, não é ruim a infância ser um momento de superproteção às crianças, mas um dos efeitos colaterais é que o adolescente não cria "anticorpos para suportar o mal-estar civilizatório", especialmente no mundo atual, onde a impressão é de crise generalizada.
"É um lugar muito sem utopia, sem esperança, e assim dá um desespero. É uma depressão típica da adolescência, você se dá conta do peso do mal-estar no mundo, e isso varia conforme o ambiente político e cultural."
SUICÍDIO: EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES
Para aqueles que perderam alguém, é comum o relato das dificuldades para encontrar uma "justificativa" para o ato. Eles também apontam que não é fácil identificar transtornos e sinais, até mesmo com ajuda profissional. “A gente achava que era coisa da adolescência”, conta Terezinha do Carmo Guedes Máximo, de 45 anos.
Marina, a filha de Terezinha, se matou aos 19 anos, depois passar por diferentes fases desde os 16 anos: houve um período em que a família julgava que a irritação era efeito da Tensão Pré-Menstrual, as automutilações estavam ligadas a um possível diagnóstico de Boderline. Durante vários meses, a jovem passou por diversos psiquiatras, foi atendida por dois profissionais psicoterapeutas e também tomou medicação de forma controlada, além do constante acompanhamento, para não ficar sozinha.
A família via sinais de melhora e confiava que era "questão de tempo" até ela superasse o quadro depressivo, mas mesmo assim ela tirou a própria vida. "Ela não quis estar aqui. O desespero dela era tão grande que ela preferiu ir para alguma coisa que ela não sabe o que era. A parte mais difícil é reaprender a viver sem a pessoa, e ter certeza de que você não teve culpa", desabafa Terezinha.
O que é um conjunto de dúvidas para os "sobreviventes enlutados" ganha certa clareza para a ciência atual. A depressão é apontada como o principal transtorno sofrido pelos suicidas, mas isso não significa que todo depressivo é um suicida em potencial, nem que todo suicida sofria de depressão.
A solução para isso, segundo Antônio Geraldo da Silva, seria acabar com o preconceito e o medo de falar de doenças como a depressão. E ampliar o acesso ao tratamento na rede pública. Mas não somente da depressão: também o alcoolismo, a ansiedade, a esquizofrenia e a Síndrome de Borderline (caracterizada por instabilidade de humor, de comportamento e de relacionamento).
ESCOLAS APRENDEM O SIGNIFICADO DA POSVENÇÃO
Os casos recentes no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, também levaram para as salas de aula o debate sobre como lidar com um tema que é tabu. E sobre como fazer a posvenção, ou seja, o trabalho de apoio para quem está em luto e afetado por um suicídio.
Depois dos episódios, o Bandeirantes afirmou em nota que "conta com a assessoria de uma das maiores especialistas de prevenção ao suicídio do país e, desde o primeiro acontecimento, tem realizado diversas ações direcionadas aos alunos, bem como à equipe pedagógica e aos funcionários para lidar com o ocorrido".
Em entrevista ao G1, Karina Okajima Fukumitsu, psicóloga contratada pelo colégio, afirma que os dois casos só têm em comum o fato de envolverem a mesma escola, e diz que não houve "suicídio por contágio". Mesmo assim, os acontecimentos fizeram com que a procura de pais pelas palestras sobre o assunto, oferecidas por ela, tenha sido mais que o dobro do esperado. "Em 20 minutos esgotamos todas as vagas", disse ela.
Dedicada ao estudo do suicídio há nove anos, Karina explica que família e escola têm papéis diferentes e complementares na formação dos adolescentes. Segundo Karina, o professor alertar os pais quando um aluno começa a apresentar mudança de comportamento, humor ou rendimento acadêmico é um dos exemplos de integração que ajuda na prevenção.
Karen Scavacini, do Instituto Vita Alere, afirma, porém, que a formação dos educadores e inclusive dos psicólogos que atuam nas escolas ainda não contempla os conhecimentos necessários para o trabalho de prevenção ao suicídio. Ela afirma que o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo aborda o suicídio em uma de suas disciplinas, mas que o tema é abordado com mais frequência em palestras pontuais. "E eu não conheço nenhuma faculdade de pedagogia que tenha disciplina de prevenção e posvenção de suicídio."
Por isso, segundo ela, a demanda pelos serviços de organizações dedicadas especificamente ao assunto cresce sempre que um caso atinge uma escola, ou quando o suicídio invade a opinião pública, como ocorreu com o "Desafio da Baleia Azul" e com a série "Treze razões porquê".
Nas escolas, Karina Fukumitsu afirma que um protocolo de posvenção deve ser implantado quando um caso de suicídio entre os estudantes é registrado, mesmo que o fato não ocorra dentro da instituição. O trabalho, segundo ela, deve ser feito tanto com os colegas da sala do estudante quanto com os demais alunos da escola, além dos professores e funcionários.
Em vez de aulas normais, a primeira etapa é reunir os colegas em uma roda de conversa, para escutar o que cada um está sentindo.
"Eles precisam lidar com o esvaziamento, inclusive da carteira da pessoa. Às vezes, quando uma pessoa se mata, ela se torna mais presente do que era antes. É uma 'presença ausente' que acontece depois do suicídio."
Na hora da conversa, é importante não deslegitimar o sentimento de cada um, ressalta Karina. "O que costumo falar é que está todo mundo em carne viva. A gente vai recolher esses escombros e criar estratégias unidos, porque é isso que faz diferença: estar junto nessa situação."
Karen Scavacini, do Vita Alere, lembra que, por causa da faixa etária, o suicídio entre adolescentes é especialmente sensível porque, para muitos, será o primeiro luto. Por isso, após um primeiro momento de trabalho em grupo, os professores, orientadores e demais profissionais da escola devem manter a atenção para identificar os estudantes mais vulneráveis e alertar os pais, para que eles possam oferecer auxílio individualizado.
No entanto, Karina ressalta que não é o caso de se falar em "suicídio por contágio".
"Não é que o suicídio de uma pessoa vai induzir o suicídio do outro. O suicídio de uma pessoa da escola (...) pode atingir uma pessoa que já está vulnerável e propensa a se matar”, explica.
Para ela, cada caso é o ápice de um processo interno de alguém que já está “definhando existencialmente”.
O psicanalista Mário Corso completa dizendo que, se um adolescente se mata, a escola deve falar sobre suicídio, mas sem romantizá-lo. “Depois que se suicidou, parece que ele tinha uma mensagem, fica uma leitura a posteriori para o caso. A gente fica tomado nessa ideia do suicida como herói romântico. Mas viver é que é difícil. Heroísmo é sobreviver, é ficar no mundo e ajudar os outros, não ir embora.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário