O documentário Suicídio: O silêncio que mata foi produzido pelas jornalistas Paula Larissa e Dayane Dias e entregue como trabalho de conclusão de curso em Jornalismo - Comunicação social. A nota obtida pelo produto foi dez.
O conteúdo visa trazer a importância de se falar sobre o ato, além de entender o que acomete a mente de um suicida em potencial e apurar como a mídia pauta o tema.
Sinopse:
Desânimo, falta de expectativa e medo são sentimentos presentes em dias ruins e um dos primeiros sintomas presentes em indivíduos que quer dar fim à vida. Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o suicídio é atualmente um problema de saúde pública presente no mundo todo. Trata-se da segunda causa de morte entre a faixa etária de 10 a 24 anos.
Além disso, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e para cada suicídio ocorrem 11 tentativas, totalizando 800 mil mortes por ano.
Baseado em histórias reais, o documentário aborda a importância de se falar sobre o suicídio, que ainda é visto como tabu na sociedade. E além disso, sobre o papel que a mídia possui ao pautar o tema trazendo informação à sociedade de como zelar pelo seu bem-estar. Sendo assim, apresenta soluções, expõe fatos e evidencia a prevenção e o combate ao silêncio que mata.
Duração: 21 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário