domingo, 22 de novembro de 2015

PREVENÇÃO DO SUICÍDIO: Manual para Professores e Educadores

"Quando possível, a melhor abordagem para a prevenção do suicídio na escola é a elaboração de um trabalho em grupo que inclui professores, médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais da própria escola, trabalhando em conjunto com agentes da comunidade.

Ter pensamentos suicidas uma vez ou outra não é anormal. Eles são parte do processo de desenvolvimento normal da passagem da infância para a adolescência, à medida que se lida com problemas existenciais e se está tentando compreender a vida, a morte e o significado da existência. 

Estudos com questionários mostram que mais da metade dos estudantes do segundo grau já tiveram pensamentos de suicídio. Os jovens precisam conversar sobre esses assuntos com adultos. Pensamentos suicidas se tornam anormais quando a realização desses pensamentos parece ser a única solução dos problemas para as crianças e os adolescentes. Temos então um sério risco de tentativa de suicídio ou suicídio."

"Estudos pós-morte de adolescentes que faleceram por causa violentas indicam que eles não constituem um grupo homogêneo. Eles mostram manifestações súbitas de autodestruição e tendências de risco . Enquanto algumas das mortes podem ter sido causadas por atos não intencionais, outras são de atos intencionais resultantes da dor por estar vivendo".

"Resumidamente, adolescentes meninos cometem suicídio mais freqüentemente que meninas. Todavia, a taxa de tentativas de suicídio é duas a três vezes maior entre meninas. Elas têm mais depressão que os meninos, porém acham mais fácil conversar sobre seus problemas e procurar ajuda, isso provavelmente ajuda a prevenir atos fatais. Os meninos freqüentemente são mais agressivos e impulsivos, e não é raro agirem sob o efeito de álcool e drogas ilícitas, o que provavelmente contribui para atos fatais. 

Fatores de proteção 
Fatores importantes que fornecem proteção contra o comportamento suicida são: 

  • Padrões familiares: bom relacionamento com familiares; • apoio familiar. 
  • Personalidade e estilo cognitivo • boas habilidades/ relações sociais; • confiança em si mesmo , em suas conquistas e sua situação atual; • capacidade de procurar ajuda quando surgem dificuldades, ex. em trabalhos escolares;capacidade de procurar conselhos quando decisões importantes devem ser tomadas; • estar aberto para os conselhos e as soluções de outras pessoas mais experientes; • estar aberto ao conhecimento. 
  • Fatores culturais e sócio-demográficos: • integração social, ex. através de participação em esportes, igrejas, clubes e outras atividades; • bom relacionamento com colegas de escola; • bom relacionamento com professores e outros adultos; • aceita a ajuda de pessoas relevantes.

COMO IDENTIFICAR ESTUDANTES EM CONFLITO E COM POSSÍVEL RISCO DE SUICÍDIO


Identificação do sofrimento
Qualquer mudança súbita ou dramática que afete o desempenho, 
capacidade de prestar atenção ou o comportamento de crianças ou adolescentes
deve ser levado seriamente, como:
• falta de interesse nas atividades habituais;
• declínio geral nas notas;
• diminuição no esforço/interesse;
• má conduta na sala de aula;
• faltas não explicadas e/ou repetidas, ficar “matando aula”;
• consumo excessivo de cigarros (tabaco) ou de bebida alcoólica, ou abuso
de drogas (incluindo maconha);
• incidentes envolvendo a polícia e o estudante violento.

Estes fatores ajudam a identificar estudantes em risco para sofrimento mental 
e social que podem apresentar pensamentos de suicídio que em último caso levar
ao comportamento suicida. 
Se algum desses sinais for identificado por um professor ou orientador escolar,
o grupo coordenador da escola deve ser alertado e medidas devem ser tomadas
para se obter uma avaliação abrangente do estudante, desde que ele indique
sofrimento severo em que o resultado, em alguns casos, pode ser o
comportamento suicida.

COMO SE DEVE MANEJAR OS ESTUDANTES SOB RISCO DE SUICÍDIO?
Fortificando a auto-estima dos estudantes
Ter auto-estima positiva protege crianças e adolescentes contra problemas mentais e desesperança, e faz com que eles consigam lidar adequadamente com dificuldades e situações de vida estressantes.

Para promover uma auto-estima positiva em crianças e adolescentes uma variedade de técnicas pose ser usada. Algumas abordagens recomendadas estão listadas abaixo:

• Experiências de vida positivas que irão ajudar a criar uma identificação positiva nos jovens devem ser acentuadas. Experiências passadas positivas aumentam as chances de um futuro mais autoconfiante nos jovens.

• As crianças e os adolescentes não devem ser constantemente pressionados para fazerem mais, ou melhor.

• Não é suficiente que os adultos digam que amam as crianças; elas precisam se sentir amadas. 

Para atingir uma elevada auto-estima, os adolescentes precisam estabelecer uma independência definitiva da família e colegas; capacidade de se relacionar com o sexo oposto; se preparar para uma ocupação que lhe sustente; e estabelecer uma filosofia de vida significativa e praticável.

  • Promovendo expressão emocional 
As crianças e os adolescentes devem ser ensinados a levarem seus próprios sentimentos seriamente e serem encorajados a confiar em seus pais e outros adultos, como professores, médicos e enfermeiros da escola, amigos, treinadores esportivos, e orientadores religiosos. 

  • Prevenindo comportamento desafiador e a violência escolar 

Meios específicos devem estar à disposição no sistema educacional para prevenir o comportamento desafiador e a violência dentro e ao redor da escola, com a finalidade de se criar um ambiente seguro e sem intolerância. 

  • Provendo informação sobre serviços de saúde 
A disponibilidade de serviços específicos deve ser assegurada através de ampla publicação de números de telefone para, por exemplo, linhas de ajuda para situações de crise e emergências.

  • Encaminhar para profissionais 

Uma imediata, autoritária e decisiva intervenção, por ex. levar o jovem suicida ao clinico geral, ao psiquiatra infantil ou à emergência de um hospital, pode salvar uma vida.

Material na íntegra em:



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