domingo, 12 de julho de 2015

Jovens tatuam ponto e vírgula para representar luta pela saúde mental


Projeto de prevenção ao suicídio surgiu a partir de um movimento nas redes sociais



RIO - Para além da indicação de uma pausa, o ponto e vírgula ganhou valor simbólico para muitos jovens: a tatuagem da pontuação representa agora a luta pela saúde mental e a importância da prevenção do suicídio.


O projeto, que surgiu a partir de um movimento de mídia social em 2013 com o objetivo de “encorajar, amar e inspirar”, é um “movimento dedicado à apresentação de esperança e amor para aqueles que estão lutando com depressão, suicídio, dependência, e auto-lesão”.
Quando alguém usa o ponto e vírgula, é por que poderia ter escolhido acabar com a frase, mas não quis. Este é o simbolismo. De acordo com os criadores do projeto, “o autor é você e a frase é a sua vida”.

Originalmente criado como um dia em que as pessoas foram incentivadas a desenhar um ponto e vírgula em seus corpos e fotografá-lo, ele rapidamente se transformou em algo maior e mais permanente. Atualmente, pessoas de todo o mundo estão tatuando a marca como um lembrete de sua luta, vitória e sobrevivência.

“Se você vê a tatuagem de alguém que você está interessado, é um jogo justo para iniciar uma conversa com alguém que você não conhece”, acrescenta Jeremy Jaramillo, uma das criadoras do projeto. “Ele dá uma grande oportunidade para conversar. Tatuagens são interessantes - desenhos que colocamos em nossos corpos que são importantes para nós.”



Matéria do Jornal "O Globo" em 08/06/2015 





Nenhum comentário:

Postar um comentário