domingo, 19 de agosto de 2018

Técnica Kit de Esperança

Conheci esta atividade no livro "Terapia cognitivo-comportamental para pacientes suicidas", de Wenzel, Brown e Beck. Os autores referem que pessoas com ideação suicida e/ou desesperança, "quando estão em um estado emocionalmente carregado apresentam dificuldades em pensar nas razões para viver, o que aumenta a probabilidade de engajarem-se em um ato suicida. Portanto, é importante que eles tenham um fácil acesso a lembretes de razões para viver quando estão em crise".

O kit de esperança (ou caixinha de primeiros socorros emocional) "é um auxílio para a memória que consiste em uma coleção de itens significativos que lembram aos pacientes de razões para viver e que pode ser acessado em momentos de crise. Os pacientes muitas vezes localizam algo simples, como uma caixa de sapatos, e então armazenam itens como fotografias, cartões postais e cartas. Os pacientes comumente incluem poemas inspiradores ou religiosos. Por exemplo, um kit de uma paciente consistia em figuras de seus filhos e de seu cachorro, uma pintura a dedo que seu neto havia feito para ela, uma carta de um amigo, música inspiradora em um cd, uma passagem da Bíblia e uma carta de oração. Ela decorou a caixa com o seu neto e colou palavras e figuras inspiradoras na parte de fora da caixa. Ela então colocou o kit em um local evidente em sua casa".

Dentro do processo terapêutico, esta é uma técnica que pode ser utilizada como recurso concreto para identificar razões para viver. A própria decoração da caixa (com pintura, colagem, etc) pode ser uma das etapas do processo (a caixinha de ontem eu comprei pronta).

Novos objetos e cartões de enfrentamento (outra técnica da TCC) podem ser incorporados ao kit ao longo da psicoterapia.

Na minha experiência, esta é uma técnica muito prazerosa para os pacientes, por mobilizar afetos, memórias positivas e estimular projetos futuros (se ele não consegue identificar muitas coisas boas hoje, pode representar lugares que quer conhecer, experiências que quer viver, citações) ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário