domingo, 6 de março de 2016

Livro: Suicídio e Luto: histórias de filhos sobreviventes



      A dica de livro de hoje é "Suicídio e luto: histórias de filhos sobreviventes", tese de Doutorado da psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, que tive a alegria de conhecer na sexta-feira, dia 04.

"[...] o livro surgiu pelo desejo de acolher e oferecer encorajamento aos sobreviventes - pessoas que vivenciaram o suicídio de uma pessoa querida e que enfrentam o processo de luto. Quando digo encorajamento, desejo transmitir fé aos que vivenciam o impacto do suicídio. Fé não necessariamente religiosa, mas, sim, na crença de termos o mais precioso presente: a dádiva de se estar vivo (a)" (p. 20). 

    Com delicadeza e maestria, a autora entrevistou nove colaboradores que trouxeram sua experiência. Em um capítulo específico, Karina traz trechos das entrevistas, mescladas às suas próprias reflexões. Outro detalhe que achei de uma sensibilidade ímpar foi que a autora fazia uma devolutiva por escrito, com sua análise para o colaborador, pouco depois do encontro.   

"Entre o nascimento e a morte por suicídio, restam fragmentos, histórias contadas e vividas. O processo de luto abarca vivências que ficam sem sentido, confusas, picotadas, estilhaçadas. Graças à sua resiliência e transcendência, os sobreviventes buscam, por meio da reconciliação de suas vivências, o sentido de continuarem sua existência, apesar do sofrimento provocado pelo suicídio de seus pais, e se descobrem em processo de transformação" - contracapa.

"Ah, eu sinto, sinto sim [referindo-se ao fato de ela sentir que o suicídio de seu pai foi um abandono]. Por isso eu, às vezes, eu questiono: será que ele [pai] não pensou na gente, não? Nos abandonou, nos abandonou. [...] eu acho que eu sinto isso sim. Como abandono, abandonou e nem pensou, não deu valor, não deu valor não, eu sinto isso." (Colaboradora 8) - p. 74 

"Meu pai/mãe morreu ...
    Morreu por escolha ...
        Morreu por desespero ...
          Onde está meu genitor?
            Onde está minha referência e meu norte?
                    Para onde foi o responsável por iniciar minha existência?
                           [...]
                             Para onde foram partes de minha história?" (p. 81)

Recomendo a leitura! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário