domingo, 25 de setembro de 2016

Notícias - 03/09/2016
Sinal amarelo para a vida


A programação do Setembro Amarelo começa neste domingo (4) com a Caminhada pela Vida.

Um assunto cercado de tabus, mitos, culpas e muita tristeza, é o foco da Campanha Mundial de Prevenção do Suicídio realizada este mês pelo Centro de Valorização da Vida - CVV. Em Santos, o movimento Setembro Amarelo começa neste domingo (4) com a Caminhada pela Vida, que sai às 10h da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em direção à Fonte do Sapo, na praia da Aparecida. Para participar, basta comparecer ao local. 

A data de 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, criado em 2014 para alertar a população sobre a realidade do suicídio e as formas de prevenção. Várias outras ações estão programadas durante todo o mês no país para divulgar a campanha que tem como slogan 'Falar. A melhor solução' e os serviços de apoio emocional e de prevenção oferecidos pelo CVV. 

A Pinacoteca Benedicto Calixto é um dos prédios que aderiram à campanha na cidade e terá sua fachada iluminada na cor amarela durante este mês. A Universidade Católica de Santos - Unisantos, em conjunto com o CVV, realizará no dia 19, às 19h30, mesa-redonda sobre o tema "Suicídio e as formas de prevenção", reunindo especialistas de diversas áreas, incluindo o presidente nacional do CVV, Robert Paris. O encontro, aberto ao público, será no Campus da Avenida Conselheiro Nébias, 388.

O que você pode fazer?
O ideal é conversar com a pessoa e não deixá-la sozinha. Ao conversar, procure não falar muito e ouvir mais, já que muitas vezes a pessoa só precisa ser ouvida. Se possível, acompanhe-a a um profissional de saúde e peça orientação. Outra medida é retirar acesso de ferramentas potencialmente destrutivas dentro de casa - como arma, remédios e substâncias tóxicas - para evitar o uso delas em um impulso.

"É preciso ter atenção, principalmente dentro de casa, deixar a pessoa falar, desabafar, ouvir com respeito, aceitar o outro como ele é, procurar ajuda especializada. São ações simples, mas não fáceis", comenta Renato Caetano, porta-voz do CVV. 

Segundo ele, quem tenta suicídio pede ajuda e quem se mata não estava querendo se matar, mas sim fugir do problema que o estava angustiando. "Faz parte do ser humano questionar o sentido da vida, mas isso vira problema quando o pensamento começa a ficar persistente. Ao ser ouvida com atenção e respeito, a pessoa se sente valorizada e é nesta hora que a gente consegue mudar a direção do pensamento". 

A assistência prestada a pessoas que tentaram o suicídio é uma estratégia fundamental na prevenção do suicídio, pois essas constituem um grupo de maior risco para o suicídio: pelo menos, uma centena de vezes maior que o risco presente na população geral.

Estatísticas em Santos
Com o estudo "15 anos de Suicídio na Cidade de Santos - um convite à reflexão", o psiquiatra Sidney Gaspar ganhou o prêmio Lundbeck de Incentivo à Pesquisa, no World Congress on Brain, Behavior and Emotions, congresso internacional realizado em junho deste ano em Buenos Aires, Argentina. Funcionário na Seção de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Santos e professor da disciplina Saúde Mental do curso de Medicina da Unimes, Sidney Gaspar coletou inúmeras informações no período de 2001 a 2015 e constatou que homens acima de 60 anos representam o perfil majoritário das estatísticas de suicídio na cidade. Hoje,  20% da população são compostos por idosos e este público representa 25% dos casos de suicídio. 

"A média de Santos, que corresponde a 6,5 a cada 100 mil habitantes, é maior que a média nacional, de 5", diz Gaspar. De acordo com sua pesquisa, em 2014 foram registrados 31 casos de suicídio na cidade. Um fator curioso envolve o estado civil daqueles que optam pelo ato: entre os homens, 46,8% deles são casados, enquanto 47,7% das mulheres dessas estatísticas são viúvas.

O psiquiatra também alerta que poucas pessoas conseguem detectar tendências suicidas em potencial. Atitudes que promovem a mudança de comportamento, como passar senha de banco à família, conversas frequentes sobre o tema morte ou que a vida "não tem sentido" são alguns indicativos que podem ajudar na detecção.

De olho nos sinais
Por medo ou desconhecimento, os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas muitas vezes são ignorados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta, mas é preciso saber identificar os sinais e ter familiaridade com a abordagem mais adequada. Confira alguns deles:

Frases de alarme - Existe um mito de que pessoas que falam em suicídio só o fazem para chamar a atenção e não pretendem, de fato, terminar com suas vidas. Falar sobre isso pode ser um pedido de ajuda. Preste atenção para frases do tipo foram "não aguento mais", "eu queria sumir" e "eu quero morrer".

Mudanças inesperadas - A mudança de comportamento é o momento para se aproximar da pessoa e saber o que está acontecendo, talvez dividindo ela vai entender que é só uma fase.

Transtornos mentais e drogas - Os transtornos mentais mais comumente associados ao suicídio são depressão, transtorno do humor bipolar, dependência de álcool e de outras drogas psicoativas. Esquizofrenia e certas características de personalidade também são importantes fatores de risco.

Nem tudo é aborrescência - Diferente do adulto, a intenção de suicídio no adolescente pode se manifestar na forma de isolamento, se trancando no quarto, não falando com ninguém, já que ele não consegue expressar seu sofrimento de uma forma clara.

Mundo sem cor - A depressão severa continua como maior causa do suicídio. Nessa situação, a pessoa se isola dos outros e não vê motivos para continuar viva. 
Intenção camuflada - Se uma pessoa que normalmente é deprimida parecer subitamente alegre, é importante acompanhá-la de perto para garantir que não está simulando uma melhora para tentar o suicídio.

http://www.jornaldaorla.com.br/noticias/26699-sinal-amarelo-para-a-vida/


2 comentários:

  1. Olá amiga Luciana Cescon , gostei da sua publicação sobre Setembro Amarelo , parabéns

    ResponderExcluir