domingo, 23 de outubro de 2016

Primeiros socorros em Saúde Mental

"[...] a ASEC publica esta semana a tradução de um guia, baseado no programa Mental Health First Aid (Primeiros Socorros em Saúde Mental),  com passos para os “primeiros socorros” de pessoas com transtornos mentais ou em situação de crise emocional. Você também pode ser um “socorrista em saúde mental” com estes passos e ajudar alguém próximo!

DIGNIDADE EM SAÚDE MENTAL

Por: Betty Kitchener, presidente da “Mental Health First Aid Internacional”

Para tornar a dignidade em saúde mental uma realidade, cada membro da sociedade precisa trabalhar coletivamente para tornar a saúde mental visível e não algo para se envergonhar. As pessoas precisam saber que as doenças mentais são doenças assim como as demais. E precisam saber como reconhecer problemas de saúde mental em uma pessoa e como oferecer-lhes ajuda. Elas não precisam ser profissionais de saúde mental para ter essas habilidades de primeiros socorros.

Na Austrália, o programa de Mental Health First Aid (MFHA – Primeiros Socorros em Saúde Mental) foi desenvolvido para ensinar as pessoas leigas a reconhecer e ajudar outras pessoas que estão desenvolvendo problemas de saúde mental ou que estão em uma situação de crise emocional. O plano de Ação MHFA dá orientações sobre como as pessoas podem fazer isso. Este Plano de Ação, o conteúdo de um curso presencial de 12 horas e de um curso misto (educação à distância e presencial) foi baseado em extensa pesquisa, que estabeleceu um consenso entre as opiniões especializadas de pacientes com doença mental, seus familiares e profissionais de saúde mental.

(…)

AÇÃO 1: Aproxime-se da pessoa, avalie e dê assistência à qualquer crise

A primeira tarefa é aproximar-se da pessoa, estar atento a quaisquer crises e ajudar a pessoa a lidar com elas. Os pontos chave são:

Converse com a pessoa sobre as suas preocupações
Encontre um tempo e espaço adequados em que ambos se sintam confortáveis
Se a pessoa não iniciar uma conversa com você sobre como está se sentindo, você deve dizer algo a ela
Respeite a privacidade e confidencialidade da pessoa.
Um socorrista de saúde mental precisa estar atento e ajudar com qualquer eventual crise, tal como:

A pessoa tenta prejudicar-se (por exemplo, por tentativa de suicídio, usando substâncias para se intoxicar ou se lesionando sem intenções suicidas);
A pessoa experimenta sofrimento extremo (por exemplo, um ataque de pânico, um evento traumático ou um estado psicótico grave);
O comportamento da pessoa é muito perturbador para os outros (por exemplo, eles se tornam agressivos ou perdem contato com a realidade).
Se o socorrista não acredita que a pessoa esteja em crise, ele pode perguntar como a pessoa está se sentindo e há quanto tempo se sente assim.

AÇÃO 2: Ouça sem julgamentos

É importante ouvir sem julgamentos em todos os momentos quando atuando como socorrista em saúde mental. Ao ouvir, qualquer julgamento sobre a pessoa ou a sua situação precisa ser colocado de lado, e não expresso. A maioria das pessoas que estão experimentando emoções e pensamentos angustiantes querem ser ouvidos empaticamente antes que sejam oferecidos opções e recursos que possam ajudá-los. Ao ouvir sem julgamentos, o socorrista precisa adotar certas atitudes e empregar habilidades de escuta não verbais que:

Permitam que o ouvinte possa realmente ouvir e entender o que está sendo dito a eles, e
Tornem mais fácil para a outra pessoa sentir que pode falar livremente sobre seus problemas sem ser julgada.
AÇÃO 3: Dê apoio e informação

Uma vez que uma pessoa com um problema de saúde mental se sentiu ouvida, pode ser mais fácil para o socorrista oferecer apoio e  informação. O apoio oferecido neste momento inclui suporte emocional, tal como empatia com o que a pessoa sente e oferecer a esperança de recuperação, e ajuda prática com as tarefas que podem parecer insuperáveis no momento. O socorrista também pode perguntar para a pessoa se ela gostaria de algumas informações sobre problemas de saúde mental.

AÇÃO 4: Incentivar a pessoa a buscar ajuda profissional adequada

O socorrista também pode informar a pessoa acerca de todas as opções disponíveis para ajuda e apoio. Uma pessoa com problemas de saúde mental geralmente têm uma melhor recuperação com a ajuda profissional adequada. No entanto, eles podem não saber sobre as várias opções que estão disponíveis para eles, tais como medicação, aconselhamento ou terapia psicológica, apoio aos membros da família, assistência com objetivos vocacionais e educacionais, e assistência com renda e alojamento.

AÇÃO 5: Incentivar outros suportes

Incentivar a pessoa a usar estratégias de autoajuda e buscar o apoio da família, amigos e outros. Outras pessoas que sofreram problemas de saúde mental também podem fornecer ajuda valiosa na recuperação da pessoa.

Há evidência significativa de que MHFA pode ensinar às pessoas habilidades para ajudar os outros e tornar-se mais receptivos e menos estigmatizante em suas atitudes. Uma meta-análise dos principais ensaios de avaliação demonstra que MHFA aumenta o conhecimento dos participantes acerca da saúde mental, diminui suas atitudes negativas e aumenta os comportamentos de apoio para com os indivíduos com problemas de saúde mental. O programa MHFA parece recomendável para ação de saúde pública.

Como resultado, o programa se espalhou por toda a Austrália e outros 23 países: https://mhfa.com.au/our-impact/international-mhfa-programs

O que precisamos é que todas as pessoas em comunidades ao redor do mundo tenham as habilidades para reconhecer e ajudar as pessoas que estão desenvolvendo problemas de saúde mental, e não pensar que apenas profissionais de saúde mental podem ajudar. Obter ajuda nas fases iniciais de qualquer doença geralmente dá um resultado muito melhor. Os cursos de primeiros socorros são comuns em muitos países. Nós precisamos da mesma oferta de cursos de primeiros socorros em saúde mental.

Os cidadãos podem criar uma comunidade com mais apoio e carinho para com as pessoas com problemas de saúde mental, intervindo precocemente de modo que a pessoa consiga obter um bom suporte e acelere sua recuperação. Isto irá contribuir para o avanço da causa da “Dignidade em Saúde Mental” globalmente.

É importante cuidar de si mesmo

Depois de fornecer primeiros socorros em saúde mental para uma pessoa que está em perigo, você pode sentir-se desgastado, frustrado ou mesmo irritado. Você também pode precisar lidar com os sentimentos e as reações que você deixou de lado durante o encontro. Pode ser útil encontrar alguém para conversar sobre o que aconteceu. Se fizer isso, porém, você precisa se lembrar de respeitar o direito da pessoa à privacidade; se você falar com alguém, não compartilhe o nome da pessoa que você ajudou, ou quaisquer detalhes pessoais, que poderiam torná-los identificáveis para a pessoa que você escolher para compartilhar."

http://www.asecbrasil.org.br/blog/primeiros-socorros-em-saude-mental/


Nenhum comentário:

Postar um comentário