domingo, 21 de maio de 2017

Livro: "Cartas de amor aos mortos" ___________________________Ava Dellaira

Sinopse: "Tudo começa com uma tarefa para a escola - escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop... apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor - um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho".

Um livro intenso e delicado, no qual a personagem Laurel vai aos poucos elaborar a perda da irmã e sua própria história  através destas cartas.

"Querido Kurt Cobain,

Hoje a sra. Buster passou nossa primeira tarefa de inglês: escrever uma carta para uma pessoa que já morreu. [...] Gostaria que você me dissesse onde está e por que foi embora. Você era o músico favorito da minha irmã, May. Desde que ela morreu, tem sido difícil ser eu mesma, porque não sei exatamente quem sou. [...] Às vezes suas músicas dão a impressão de que existia muita coisa dentro de você. Talvez você nem tenha conseguido colocar tudo para fora. Talvez tenha sido por isso que morreu. Como se tivesse implodido. Acho que não estou fazendo a tarefa direito. Talvez eu tente de novo mais tarde".

Os destinatários das cartas de Laurel têm em comum o fato de terem tido mortes trágicas, em algumas vezes, por suicídio. Assim como May, que era a referência de Laurel. Depois dessa perda, a família de Laurel fica perdida (a mãe muda de cidade, o pai fica diferente e ela mesma prefere começar a estudar em outra escola, onde ninguém saiba do seu passado. Acho que vale a pena para falar de perdas, adolescência, amor, amizade e superação. 

"Querido Jim Morrison,
Uma vez você disse: 'Um amigo é alguém que dá liberdade total para você ser você mesmo - e especialmente para sentir ou não sentir. Qualquer coisa que você sinta naquele momento está bom para ele. É o que o amor verdadeiro significa - deixar alguém ser ele mesmo'. Obrigada por dizer isso, porque tenho pensado no assunto. Acho que há muito tempo estou tentando me sentir como acho que devo, em vez de ser quem realmente sou".

- Ava Dellaira em "Cartas de amor aos mortos" (p. 274)


Nenhum comentário:

Postar um comentário