domingo, 14 de outubro de 2018

"A varanda do quarto em que dormem o funcionário público Miguel Alixandre e a operadora de telemarketing Maricelma Cruz foi coberta por telas de proteção.

Foi de lá que a filha do casal, Aline Oliveira, de 19 anos, se jogou após uma crise de depressão. “Sempre que entro no quarto, lembro da cena”, diz o pai. Foi ele quem correu atrás de Aline quando ela tentou se suicidar. A menina pulou de uma altura de oito metros. E sobreviveu".

Um vídeo com depoimentos de uma adolescente e seus pais sobre a tentativa de suicídio dela e o processo de tentar compreender o que aconteceu e ressignificar também o vínculo entre eles.

Ainda existem culpa e desencontros em algumas falas:

"Eu tenho uma teoria ... que eu acho que o que os meus pais pensavam é que o que eu passava era só coisa de adolescente ... Ah, não tem necessidade ... Psicólogo é pra quem tá doente ... Eu acho que eles começaram a perceber a partir do momento que eu me joguei ..."

"Ela continua fazendo a mesma coisa ... ela não aprendeu nada com isso ..."

Mas podemos ver também o afeto e o desejo de fortalecer o relacionamento familiar.

"Como eu me sentia sozinha, eu achava que ia ser melhor para os meus pais que eu não estivesse mais viva ... porque eu me sentia um peso em casa"

"E os meus pais foram muito julgados na época, sabe? 'Como vocês não perceberam que a sua filha tava doente, como que vocês deixaram sua filha fazer isso', sabe? Mas a culpa não era deles. Então, eu me sinto culpada de culparem eles".

"Eu sempre amei muito eles ... eu nunca quis de fato deixar eles sozinhos e se eu soubesse que aquilo podia machucar eles, eu nunca teria feito aquilo".

"Peço a ela que tenha juízo e que ... eu lembro muito bem que ela falou que vai me dar muito orgulho"

Por isso, quando cuidamos de alguém com comportamento suicida, independente da idade, devemos incluir os membros da família no processo terapêutico e ainda orientá-los e apoiá-los também.

E esse suporte à família também é válido não apenas no consultório, mas também em CAPS, Pronto-Socorro ... ;)



Um comentário:

  1. Geralmente os familiares são os primeiros a dizerem que isso é "frescura"...

    ResponderExcluir