domingo, 28 de julho de 2019

Quando o suicídio toca no rádio

Nietzche escreveu que sem música, a vida seria um erro. Canções marcam momentos, potencializam emoções e expressam aquilo que muitas vezes não conseguimos traduzir em palavras. Quando “o suicídio toca no rádio”, alcança pessoas que talvez ainda não tenham pensado sobre o que é sentir a angústia de existir e também pode trazer esperança para aqueles que se deparam todos os dias com o desafio de seguir em frente por mais um dia.

AmarElo

Recentemente, o cantor Emicida lançou a música “AmarElo”. Não bastasse a letra com frases que impactam e trazem reflexão, como:
“É um mundo cão pra nós, perder não é opção, certo?”
“Só eu e Deus sabe o que é não ter nada, ser expulso/Ponho linhas no mundo, mas já quis pôr no pulso”
O clip começa com uma mensagem que traduz a angústia de quem está em sofrimento:
“Eu não tô conseguindo dormir essa última semana aí, tá ligado? […] Acho que eu já dei peso demais pra todo mundo que gosta de mim, mano […] Demonstro pra todo mundo que eu tô bem o tempo inteiro … […] Eu tenho que demonstrar que eu tô bem todo dia, mano, e nenhum ser humano consegue estar bem todo dia […] Eu não me sinto realizado como ser humano, como filho … Ainda não consigo me encaixar nesse plano aqui […] Eu sinto medo, tipo, de ter feito escolhas erradas a ponto de não poder mudar mais […] Sei lá, mano … só precisava falar alguma coisa para alguém mesmo …”
Até o momento (final de julho), o clipe teve mais de três milhões de visualizações no Youtube e, de acordo com o rapper em uma entrevista para a Rolling Stone,  “a ideia é que elas [as pessoas] observem ao redor e se enxerguem maiores do que os seus problemas, independente de quais sejam”.
Isso me fez lembrar de algumas outras canções que trouxeram a temática do suicídio para o mundo da música. Certa vez, Renato Russo falou sobre a música «Pais e filhos»: “Ela se jogou da janela do quinto andar …”

Pais e filhos

“Escuta, vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? Essa música é muito, muito séria […] eu estive muito mal na minha vida […] e de repente estas músicas refletem um momento da minha vida que eu não gosto de lembrar mais …”
Outra música que fala sobre o suicídio e me impactou foi “Amianto”, da banda Supercombo. Até o clipe, com a visão do alto de algum lugar, mexe com nossa imaginação …

Amianto

“Moça, sai da sacada/ Você é muito nova pra brincar de morrer
Me diz o que há, o quê que a vida aprontou dessa vez?”
As músicas podem despertar vários sentimentos. Eu não poderia encerrar este texto sem falar de duas canções que considero também importantes mensagens de esperança.
Uma delas é «Tente outra vez », do Raul Seixas.

Tente outra vez

“Veja!
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez!”
O irmão do cantor conta uma história sobre como essa música salvou um homem – e você pode ver o vídeo aqui

E uma das canções que mais gosto é “Enquanto houver sol”, dos Titãs

“Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma ideia vale uma vida
Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança …”
 As músicas trazem momentos de volta ou nos projetam para o futuro … Com altos e baixos, desejo que a vida continue tocando nossa canção preferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário