domingo, 24 de julho de 2016

Ariano Suassuna, Deus, o Suicídio e a Esperança.





"Deus pra mim, é uma necessidade. Se eu não acreditasse Nele, eu era um desesperado", afirma Ariano no final do vídeo.

Ele me fez lembrar a frase de Paulo, O Apóstolo, que dizia: "Se a nossa esperança se resumisse apenas a esta vida, seríamos os mais infelizes de todos os homens".

 O Suicídio é produto da perda da esperança. Somente quem perde a esperança em si mesmo, na vida e nas possibilidades, é que se permite o ato de acabar com a própria vida. ou se permite migrar da possibilidade de um estado de esperança, para a total permissividade da desesperança.

 Todo momento de desespero passa, por mais triste e duro que pareça ser, assim como também é tão frágil, o momento da felicidade.

Gosto da afirmação de Nietzsche,  quando ele fala que a vida é feito de pequenos momentos de felicidade, e não de épocas dela. São partículas e fragmentos de momentos que, aqui e ali, nos alimentam e nos levam para um estado de esperança. Felicidade plena, somente no dia em que meu espírito retornar a Deus (a plenitude), de onde veio.

 Assim nos tornamos menos infelizes, e mais esperançosos. Encaramos a vida como um privilégio, e até os "percalços" que ela trás, podem ser vistos com a esperança de que eles passarão, e que novamente, como um ciclo, mergulharemos ainda em muitos estados de felicidade.

Esta esperança de Ariano, também é a minha, e espero que seja também a sua.

 Porém, muitos de nós preferimos desacreditar.

[...] 

Eu não acredito mesmo que seja Deus quem permite que alguém seja feliz ou não. Eu acredito que Ele só produza em mim o bem e não o mal, pois Ele é Pleno, e o mal só pertence a nossa humanidade e a falta de plenitude que nos habita. Porém acredito que o desejo e vontade de Deus para mim, é que eu escolha os caminhos que me levarão a experimentar a felicidade.

Por isto, me entristece ouvir repetidamente a tal frase: "Porque que Deus permite que alguém nasça defeituoso, ou no corpo ou na mente, porque será que Deus permite o mau?...  Como se fosse Deus, e não nós.

Somos nós e nossa natureza adoecida pelo mal, quem produzimos as próprias deformidades.

E o que pode trazer esperança?... ...Para mim é acreditar no que Jesus Cristo disse: "São os teus olhos a luz do teu corpo; se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz (a esperança é filha da luz).

Porém se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará tomado pelas trevas (De quem é filho o desespero).

Você não correrá o risco de cair em desespero, se puder escolher a janela pela qual você quer olhar a vida.

Quem assim crê, troca todos os desesperos que levam ao suicídio, pela esperança, que leva a um estado de ser muito mais pleno.




 Ana D´Araújo

http://animapsic.blogspot.com.br/2016/05/ariano-suassuna-deus-o-suicidio-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário