domingo, 8 de janeiro de 2017

Janeiro Branco

Saiba mais sobre a Campanha Janeiro Branco

A proposta da Campanha nasceu em Uberlândia – MG (2014), por meio da ação de um grupo de psicólogos da cidade. Hoje, Janeiro de 2017, está em sua 4ª edição.

Objetivos da Campanha Janeiro Branco: 

- Chamar a atenção de toda a população mundial para questões relacionadas à saúde mental.
- Promover a conscientização das pessoas sobre a importância de refletir sobre sua saúde mental/saúde emocional, sobre condições emocionais, sobre sua qualidade de vida e sobre a qualidade emocional de suas relações.
- Encorajar as pessoas a mudarem as suas vidas, quando julgarem necessário.
- Mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de vidas mais felizes, realizadas e congruentes com os seus próprios valores, sentidos e desejos.

Justificativa: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS), está alertando a humanidade quanto ao crescimento descontrolado das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo (a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em um universo de 20 outras tentativas mal sucedidas). Nunca na história da humanidade optou-se tanto por este caminho sem volta. Além disso, a cada dia cresce o número de pessoas, em todas as faixas etárias, insatisfeitas consigo mesmas, com suas vidas pessoais, profissionais e relacionais. Isso se relaciona com um modelo ocidental sócio-econômico de sociabilidade voltado à coisificação da vida, à mercantilização das relações humanas, à alienação das pessoas, à medicalização da vida, entre outros fatores que tem colaborado para a desumanização da própria humanidade.

Por que Janeiro? 

No mês de dezembro, de forma geral, ocorre com a maioria das pessoas um “balanço” do ano. Pensamos no que vivemos, sentimos, fizemos, no que deu ou não deu certo em nossas vidas. E com a chegada do novo ano, resgatamos nossos sonhos e projetos, passamos a projetar suas execuções e realizações. Esse é um movimento cultural e simbólico que desejamos aproveitar para convidar as pessoas a reflexões sobre as suas vidas e, ainda, empoderá-las no sentido de realizarem as mudanças que desejarem.

Por que a cor branca? 

A partir da cor branca, as outras cores podem aparecer, assim como novos projetos podem ser escritos ou (re)escritos, possibilitando novos inícios ou recomeços nas vidas de qualquer pessoa. A cor branca é a cor das telas, telas a partir das quais os artistas criam suas idealizações; é a cor das folhas dos cadernos, a partir das quais as crianças aprendem a escrever (escrevendo e reescrevendo sempre que necessário); é a cor síntese da somatórias dos feixes de luzes das outras cores, simbolizando a perspectiva ecumênica dos projetos e sonhos humanos; e, por fim, é uma cor sagrada para várias tradições religiosas do mundo, como, por exemplo, o Candomblé, o Catolicismo, o Judaísmo etc.

https://www.facebook.com/notes/janeiro-branco/saiba-mais-sobre-a-campanha-janeiro-branco/1307479435977779



Nenhum comentário:

Postar um comentário