domingo, 15 de abril de 2018

Internação e suicídio: Protocolo de atenção aos sinais


"O caderno foi criado visando atender a uma demanda advinda dos profissionais dos Centros de Socioeducação que se deparam com a difícil tarefa de lidar com a questão do suicídio. No material apresentado buscamos abordar, de forma prática, os possíveis sinais precursores do suicídio e suas respectivas condutas de ajuda".

"O suicídio refere-se a um tipo de comportamento no qual o adolescente busca encontrar uma solução para um problema existencial, atentando contra a própria vida. Trata-se de um fenômeno que vem crescendo nos últimos anos. Diante desse fato, persiste a dúvida sobre o motivo pelo qual leva os jovens a interromperem bruscamente suas vidas, num ato de desespero.
A explicação da causa do suicídio não se deve a um único fator, devendo-se considerar a história pregressa, os problemas e os conflitos anteriores. Pode se tratar de um acúmulo anterior de problemas que atinge o ponto culminante na adolescência". 


"Na adolescência, ocasionalmente, podem aparecer ideias suicidas, uma vez que fazem parte do processo de desenvolvimento de estratégias, que acontece na infância e na adolescência, para lidar com problemas existenciais como, por exemplo, compreender o sentido da vida e da morte. A questão torna-se preocupante quando o suicídio passa a ser a única alternativa para suas dificuldades. Who (2002) citado por Werlang et al. informa que a intensidade desses pensamentos, sua profundidade, duração, o contexto em que surgem e a impossibilidade de desligar-se deles é que são fatores que distinguem um jovem saudável de um que se encontra à margem de uma crise suicida".


(Curitiba, 2010).



http://ens.sinase.sdh.gov.br/ens2/images/Biblioteca/Livros_e_Artigos/cadernos_de_socioeducao/CADERNOS%20DE%20SOCIOEDUCA%C3%87%C3%83O.%20Interna%C3%A7%C3%A3o%20e%20suic%C3%ADdio.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário