domingo, 23 de setembro de 2018

Livro: Sobre Viver ______________________________________ Cleisla Garcia

Sobre Viver - Como Jovens e Adolescentes Podem Sair do Caminho do Suicídio e Reencontrar a Vontade de Viver

Sinopse: Quando foi escalada para participar da série de reportagens "Suicídio - Alerta aos jovens", da Record TV, a jornalista Cleisla Garcia não podia imaginar os relatos que ouviria ou os dados aos quais teria acesso. A cada entrevista sobre o tema, uma nova porta se abria e revelava não apenas estatísticas assustadoras - como o aumento de mais de 12% no número de suicídios entre jovens brasileiros em pouco mais de uma década e o crescimento de casos em várias regiões do mundo -, mas também o que é possível fazer para ajudar quem está pensando em tirar a própria vida.
O que leva pessoas aparentemente saudáveis e felizes a cometer suicídio? Quais sinais quem está pensando em se matar emite antes de, de fato, tentar? Como agiam os curadores do jogo Baleia Azul, que recrutavam jovens para seus desafios mortais? Filmes e séries, como 13 reasons why, podem mesmo levar pessoas a cometer suicídio ou, na verdade, servem de alerta para pais e familiares?Em Sobre viver, Cleisla aprofunda sua pesquisa e vai muito além do que foi revelado na TV.
Aqui, ela traz respostas para essas e outras perguntas por meio de relatos de jovens que tentaram tirar a própria vida, familiares que buscam se reerguer após a perda trágica de um ente querido, médicos, psicólogos e voluntários que lutam pela prevenção ao suicídio - causa de morte que já ultrapassa o número de homicídios e mortes em conflitos armados no mundo.Preocupada em seguir as cartilhas da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Conselho Federal de Medicina e do Centro de Valorização da Vida (CVV) sobre como divulgar casos de suicídio sem incentiválos, Cleisla nos oferece um relato delicado e transformador sobre como lidar com um assunto que está, infelizmente, cada vez mais presente na nossa vida.

A jornalista Cleisla Garcia, da Record TV, foi escalada para fazer uma série de reportagens quando a "Baleia Azul" e a série "13 Reasons Why" tornaram-se os temas mais comentados em nossa sociedade.

Ao longo do percurso, entrevistou sobreviventes e profissionais da área, como Neury Botega, Alexandrina Meleiros e Robert Paris (do CVV) e tentou compreender o sofrimento emocional por trás da automutilação e do comportamento suicida.

"Para ouvir de coração, sem julgamentos e entender a dor do outro, além de ter vontade, é preciso encarar de frente e curar as próprias dores" (Robert Paris, p. 18).

"Cada um de nós é o resultado de uma combinação singular de biologia e biografia. [...] Procure se concentrar nas coisas boas que já conseguiu fazer e viver. É preciso ter planos, mas não deixe de viver cada dia [...] Problemas e crises, afinal, sempre existirão, basta estar vivo! Procure dentro. A felicidade mora dentro.
[...] ter amigos e ser um bom amigo é uma conquista! É algo que precisa ser cultivado em nossa vida. A felicidade se fortalece na interação com o outro" (Neury Botega, p. 226-227).

A história de Cleisla, no final do livro, também impacta e emociona, ao falar de outras marcas que influenciam percursos.

"Ser um parafuso sabedor da sua função ajuda você a ajustar a máquina da própria existência, romper os lacres, conspirar de forma coletiva para um universo cheio de humanidade, e não só de humanos, curar as próprias feridas" (p. 247).

Recomendo a leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário