domingo, 15 de novembro de 2015

Sobreviventes

"Se todos que perdem alguém para o suicídio passam por situações e fases de luto parecidas, então o que pode ser feito para que a dor seja minimizada?
A Associação Americana de Suicidologia disponibiliza uma espécie de manual direcionado aos sobreviventes.

Evite pensar:
"Isso aconteceu por minha culpa (ou do médico, amigo ...)
A verdade:
A única pessoa responsável pela própria morte é o suicida. 

Evite pensar:
"Se eu tivesse conseguido evitar, ele (a) estaria bem".
A verdade:
Não há como saber o que aconteceria. Muitas pessoas tentam diversas vezes até conseguir, mesmo quando estão sob cuidados médicos.

Evite pensar:
"Quem se mata é uma pessoa má, egoísta..."
A verdade:
Ele (a) poderia estar sofrendo de algum transtorno mental. 
Evite esse tipo de julgamento.


Evite pensar:
"Eu devia ter visto que isso estava por acontecer"
A verdade:
Você não pode prever o futuro e fez o melhor que pôde 
com o conhecimento que tinha.

Evite pensar:
"Eu deveria tê-lo (a) salvado"
A verdade:
Você é humano e não pode controlar tudo que acontece à sua volta.

Evite pensar:
"Eu nunca serei feliz novamente"
A verdade:
A perda mudará sua vida para sempre, mas ela continuará".


In: Suicídio: o futuro interrompido - Guia para sobreviventes, de Paula Fontenelle.
(P. 162) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário