domingo, 2 de julho de 2017

Como Apoiar um Amigo que Tentou Cometer Suicídio


"Se algum amigo seu tentou cometer suicídio recentemente, é bem provável que você esteja preocupado e ao mesmo tempo sem saber o que dizer. O melhor que se tem a fazer é oferecer o seu apoio e a sua amizade durante essa fase difícil. É muito importante pensar antes de falar e sempre lidar com a situação com carinho e amor.

 1. OFERECENDO SEU APOIO

 1. Esteja disponível. A melhor coisa que você tem a oferecer para um amigo que tentou cometer suicídio é estar presente para apoiá-lo. Abrace-o e ofereça o seu ombro e o seu ouvido para ajudá-lo a seguir em frente. Deixe claro que pode receber ligações e ficar com ele o tempo que for preciso. Obviamente, ele pode não querer falar sobre o ocorrido e pode também não ser tão expressivo quanto antes, o que é normal. Não deixe que isso o impeça de passar um tempo com ele; às vezes, a sua companhia é justo o que ele precisa. 
Não é preciso tocar no assunto do suicídio, mas esteja disposto a ouvir sobre ele caso seu amigo queira discuti-lo.
Caso a tentativa seja recente, ofereça o seu apoio e pergunte o que pode fazer para ajudar. Deixe claro que está feliz com a presença de seu amigo.
   
 2. Seja compreensivo. É difícil compreender o que levou seu amigo a tentar tirar a própria vida. É bem provável que você tenha alguns sentimentos diferentes quanto à tentativa, como raiva, culpa ou vergonha, mas seja compreensivo para ajudá-lo nesse momento tão difícil. Tente entender a dor imensa que estava por trás da tentativa, seja ela causada pela depressão, por um acidente, pelo desolamento, por uma perda recente, por uma doença, um vício ou pelo isolamento. Lembre-se de que seu amigo está sofrendo, independentemente da causa.
        É possível que você nunca compreenda o que se passa na cabeça de uma pessoa antes de uma tentativa de suicídio. Se você se importa com seu amigo e sabe o que tem ocorrido na vida dele, é possível se esforçar para compreender a dor dele.

    3. Ouça. Muitas vezes, o melhor que você pode fazer para seu amigo é ouvi-lo. Dê o espaço do qual ele precisa para se expressar e evite interrompê-lo ou tentar "solucionar" os problemas dele. Não compare a situação dele com a sua ou de qualquer outra pessoa; lembre-se de que os nossos sentimentos são únicos. Livre-se das distrações e concentre-se completamente em seu amigo para demonstrar que se importa.
        Ouvir pode ser tão importante quanto dizer a coisa certa. Quando estiver ouvindo, evite julgamentos e não tente perguntar os motivos dele. Concentre-se no que o seu amigo está sentindo e no que ele precisa de você.
        Caso ele queira discutir a tentativa o tempo inteiro, seja paciente e deixe-o falar por quanto tempo quiser. Trata-se de um modo natural de processar o ocorrido.
        
        
        4. Ofereça a sua ajuda. Não é preciso fazer nada grandioso; pequenos gestos também podem ser muito importantes. Pergunte do que ele precisa e ofereça a sua ajuda. Se possível, pergunte o que ele não quer, para que você não acabe fazendo algo desnecessário ou que vá piorar a situação.
            Por exemplo, caso ele esteja nervoso quanto às sessões de terapia, ofereça-se para acompanhá-lo até o consultório. Caso ele esteja se sentindo sobrecarregado com tudo, ofereça-se para cozinhar o jantar, cuidar dos filhos dele, entre outras coisas que possam deixá-lo mais relaxado.
            Ajudar com as menores tarefas pode fazer uma diferença enorme. Nunca pense que algo é pequeno demais.
            A ajuda também pode assumir a forma de tirar os problemas da cabeça dele. Caso ele esteja cansado de pensar no ocorrido, leve-o ao cinema ou para jantar.

        
        5. Aprenda mais sobre como ajudar. Caso a tentativa de suicídio seja recente e você acredite que ele possa tentar novamente, esforce-se para levar seu amigo para a segurança. Saiba quem chamar para pedir ajuda, seja um psicólogo, um pai ou mesmo a polícia em casos extremos. Existem também linhas diretas disponíveis 24 horas por dia, como o Centro de Valorização da Vida no número 141. 
O centro também pode ser contatado através de um chat online e do Skype.
http://www.cvv.org.br/
            Não hesite em ligar para o CVV nunca, pois eles têm voluntários treinados e dispostos a ajudar.
            Lembre-se de que você não pode fazer muita coisa sozinho. Os familiares e os outros amigos também devem ajudar a pessoa a se manter longe das coisas que possam despertar os pensamentos suicidas.
       
      
        6. Pergunte como mantê-lo seguro. Caso seu amigo tenha ido para o hospital após a tentativa ou esteja fazendo terapia, é bem provável que ele tenha um plano de segurança. Converse com ele para descobrir mais sobre o plano e sobre como você pode ajudar. Caso ele não tenha um plano, faça algumas pesquisas na internet para ajudá-lo a criar um. Aprenda a identificar quando ele estiver sobrecarregado e descubra como pode ajudar. Peça a colaboração dele para saber quais sinais você deve ficar de olho para intervir, se necessário.
            Por exemplo, seu amigo pode comentar que não saiu da cama o dia inteiro e está evitando telefonemas, um sinal de que ele está se afastando dos outros. Essa pode ser a hora de chamar alguém que pode ajudar.

        
        7. Ajude o seu amigo a seguir com a vida. Ele deve consultar um terapeuta ou algum outro profissional de saúde mental e, em alguns casos, tomar remédios. Além de apoiá-lo na busca de ajuda, você também pode ajudá-lo com pequenas mudanças na vida. As mudanças não devem ser drásticas no começo, lembre-se!
            Por exemplo, caso a depressão tenha se originado em um relacionamento fracassado, você pode ajudar seu amigo a se distrair planejando atividades divertidas. Com o tempo, ajude-o a voltar para a vida amorosa.
            Caso a depressão tenha se originado do sentimento de que a vida profissional dele está acabada, ajude-o a atualizar o currículo ou converse com ele sobre retomar os estudos.

        
        8. Não fique sozinho. Não se considere egoísta por pedir ajuda de outras pessoas (amigos, parentes e mesmo profissionais de saúde) para apoiar o seu amigo. Fazê-lo pode ajudá-lo a não ficar sobrecarregado. Caso comece a ficar esgotado, diga ao seu amigo que precisa passar um tempo sozinho ou com outros amigos para cuidar de si. Lembre-o de que precisa apenas recarregar as baterias e que logo voltará renovado. Se possível, defina alguns limites e deixe claro o que pode fazer e o que não está disposto.
            Por exemplo, deixe claro que ficaria feliz em jantar uma vez por semana com seu amigo, mas que não vai esconder os problemas dele e que vai buscar ajuda quando necessário.
            Seu amigo não deve pedir que você guarde segredo sobre a tentativa de suicídio. Pessoas próximas e importantes devem saber do ocorrido para que também possam ajudar.
        Ofereça um pouco de esperança sobre o futuro. Fazê-lo pode impedir futuras tentativas de suicídio. Faça com que seu amigo pense e fale sobre a esperança; pergunte sobre como ela o tem influenciado ultimamente. Algumas coisas para se perguntar:
            Para quem você ligaria para pedir ajuda para sentir-se mais esperançoso?
            Quais sensações, imagens, sons, cores ou objetos você costuma associar com a esperança?
            Como fortalece e alimenta a sua esperança?
            Quais coisas costumam ameaçar a sua esperança?
            Tente imaginar uma imagem que represente esperança para você. O que vê?
            Para onde você corre quando está se sentindo desolado?

        
        10. Mantenha o contato. Esforce-se para deixar claro que está pensando em seu amigo, mesmo quando estiverem separados. Pergunte se pode manter o contato e qual seria a frequência ideal. Pergunte também qual o método preferido dele para manter o contato, seja por telefone, mensagem de texto ou visitas.
            Não há necessidade de perguntar sobre o suicídio com frequência, a menos que pense que o problema possa se repetir. Simplesmente pergunte como ele está e se precisa de algo.

        
        11. Fique atento aos sinais de alerta. Não pense que seu amigo nunca mais vai tentar se machucar novamente só por ter fracassado antes. Infelizmente, cerca de 10 % das pessoas que tentam cometer suicídio acabam se matando mesmo. Isso não significa que você deve observar todos os movimentos dele, mas que deve ficar vigilante para os sinais de alerta que indicam o suicídio. Se acredita que há uma chance da tentativa ocorrer novamente, converse com alguém e peça ajuda, principalmente ao notar ameaças ou discussões sobre automutilações e suicídio. Lembre-se dos sinais:

  •  Desejo de morrer
  •  Abuso de substâncias
  •  Falta de propósito
  •  Ansiedade
  •  Sensação de aprisionamento
  •  Desesperança
  • Afastamento
  • Raiva
  • Imprudência
  • Mudanças no humor

         PARTE 2 - EVITANDO COMPORTAMENTOS NOCIVOS


               
        1. Não dê um sermão. O que seu amigo precisa agora é de amor e apoio, não de lições de certo e errado. Ele provavelmente sente vergonha e culpa pelo que fez. Um sermão não o ajudará a se aproximar da pessoa ou a manter o relacionamento de vocês.
            Há uma chance de que você esteja bravo com a tentativa de suicídio e queira perguntar por que ele não pediu ajuda[25], mas questionar não ajudará em nada na relação de vocês, principalmente se a tentativa for recente.

        
     
        2. Reconheça a tentativa de suicídio. Não finja que nada aconteceu e espere que as coisas voltem ao normal. Nunca se deve ignorar completamente o ocorrido, mesmo que seu amigo não toque no assunto. Diga algo gentil e demonstre o seu apoio, mesmo que acabe se atrapalhando no meio da conversa. É melhor tocar no assunto do que não dizer nada.
            Por exemplo, uma opção é dizer que sente muito pelo que seu amigo estava passando e perguntar se há algo que você pode fazer. Lembre-se de reforçar que se importa muito com ele.
            Você está em uma situação desconfortável e é normal não saber como agir. Ninguém sabe muito bem como lidar com um amigo que tentou cometer suicídio.

               
        3. Leve a tentativa de suicídio a sério. Muitas pessoas acreditam que trata-se apenas de um modo de chamar atenção e que a pessoa não estava levando a situação a sério. Trata-se de uma questão muito séria e que demonstra que existe uma dor emocional muito grande por dentro da pessoa. Nunca diga que ele estava tentando chamar a atenção, pois você apenas menosprezará a seriedade da decisão dele e diminuirá as emoções dele ao mesmo tempo.
            Seja o mais sensível possível. Se disser que seu amigo estava apenas tentando chamar atenção, você demonstrará que não está realmente tentando compreender a situação.
            Por mais que seja mais fácil minimizar os problemas dele, fazê-lo não o ajudará em nada.

         4. Não faça seu amigo sentir-se culpado. Fazê-lo é insensível, mesmo que você se sinta magoado ou traído por conta da tentativa de suicídio. Ele provavelmente já está sentindo culpa ou vergonha por preocupar aqueles ao redor. Em vez de dizer algo como: "Você não pensou em seus amigos ou familiares?", tente demonstrar empatia.
            Lembre-se de que ele provavelmente ainda está depressivo ou frágil. O que ele precisa agora é de apoio e amor.
        
        Dê tempo ao tempo. Não existe nenhuma solução fácil ou rápida para uma tentativa de suicídio. Não se deve esperar que remédios vão simplesmente deixar tudo bem de um dia para o outro. O processo de pensamento que leva ao suicídio é bastante complexo, assim como o processo de recuperação. Por mais que seja importante fazer com que seu amigo busque ajuda, não menospreze os problemas dele dizendo que a solução é simples.
            Você provavelmente quer tirar a dor de seu amigo para que tudo volte ao normal. Lembre-se de que ele deve lutar contra a dor, e o máximo que você pode fazer é apoiá-lo e oferecer a sua ajuda.
       
Dicas
            Planeje atividades que ajudem no bem-estar. Saiam para caminhar ou nadar, por exemplo. Dê ao seu amigo algo pelo qual ficar empolgado.
            Deixe claro que é natural chorar e sentir emoções fortes ou conflitantes, mas reforce que não é saudável ficar sobrecarregado com elas. Seja uma fonte de inspiração.
       Não sinta-se pressionado a fazer algo grandioso. A sua companhia provavelmente é o suficiente. Esteja presente na vida de seu amigo para ajudá-lo.
            Não sinta pena demais, ou seu amigo pensará que é um fardo, o que pode aumentar a depressão.
      
Avisos
            Qualquer relação com uma pessoa depressiva ou suicida pode ser difícil e desafiadora.
            Não importa quão sincero você seja ao tentar ajudar, a sua amizade pode ser rejeitada. Não leve para o lado pessoal; a depressão dificulta muito a aceitação da ajuda, mesmo de pessoas conhecidas.
            Tome cuidado para não deixar o seu amigo acuado ou preso durante a primeira conversa após a tentativa de suicídio. Demonstre o seu apoio".

http://pt.wikihow.com/Apoiar-um-Amigo-que-Tentou-Cometer-Suic%C3%ADdio

Nenhum comentário:

Postar um comentário